Leve o mundo para a sala de aula

Inspire os seus alunos para a ação.

A Plataforma Planeta na Escola visa apoiar o movimento geral de sensibilização sobre a importância vital de uma convivência harmoniosa do ser humano com a natureza, utilizando a arte cinematográfica como mecanismo de educomunicação. Oferece conteúdo audiovisual por streaming e integra o melhor do cinema científico e socioambiental ao ensino, disponibilizando aos professores filmes documentários e animações que visem contribuir para a educação de crianças e jovens. Os filmes propostos tornam-se ferramentas eficazes não só no processo formativo, mas para construir espaços proveitosos de debates e soluções em torno do desafio de promover políticas, tecnologias e ações sustentáveis em nossa época.

Oferece uma interface ágil para a visualização dos filmes e destina periodicamente informação pedagógica sobre o conteúdo dos mesmos e sua aplicação no processo de aprendizagem. Facilita buscas dinâmicas de seu conteúdo, separados por tema e segmento de ensino. Apresenta propostas de utilização das obras cinematográficas e de aplicação de metodologias participativas em sala de aula, a fim de induzir a debates e trabalhos que favoreçam a aprendizagem das temáticas abordadas pelos filmes entre os alunos. A metodologia da plataforma promove a aplicação da aprendizagem em projetos de intervenção social, o que permite criar situações de experimentação prática para desenvolver habilidades de inteligência emocional e social.

Programa Sistematizado
de Educação Socioambiental

Conteúdos Atualizados

Os Conteúdos e ferramentas audiovisuais e pedagógicas em educação socioambiental permitem oferecer um programa de capacitação permanente para os diversos níveis de ensino.

Colaboração entre professores

As práticas pedagógicas utilizadas pelos professores na aplicação dos filmes em sala de aula podem ser compartilhadas, estabelecendo um banco de informações com os relatos e resultados das experiências e permitindo a formação de uma comunidade de aprendizagem virtual entre os docentes sobre a aplicação pedagógica dos filmes.

Metodologias Participativas

As práticas pedagógicas elaboradas pela plataforma são elaboradas baseando-se na metodologia de pesquisa integrada denominada Ciclo de Investigação, uma versão simplificada do método científico, cujo o objetivo é aprender fazendo e aprender refletindo, técnica que articula a comunidade escolar com o meio ambiente e seu entorno.

Perfil Personalizado

Os professores contam com um perfil personalizado no qual podem compartilhar as práticas de formação com seus pares para cocriar experiências transdisciplinares e um espaço de colaboração e debate entre professores de disciplinas diversas.

Trabalho em rede: compartilhando suas práticas pedagógicas

Além de permitir o acesso a conteúdos audiovisuais releva-ntes sobre a questão meio ambiental, a Plataforma propicia a criação de um processo colaborativo contí-nuo entre professores, por meio do compartilhamento de suas práticas pedagógicas.

Este processo apoia a inovação pedagógica, na medida em que é proposto um trabalho de inspiração mútua e transdisciplinar, a partir da publicação, por cada docente, das práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula a partir dos filmes propostos. As práticas pedagógicas utiliza-das pelos professores na aplicação dos filmes em sala de aula poderão ser compartilhadas, estabelecendo um banco de informações com os relatos e resultados das experiências, permitindo a formação de uma comunidade de aprendizagem virtual entre os docentes sobre a aplicação pedagógica dos filmes

Faça parte desta rede!

Inscreva você também a sua prática pedagógica e participe da comunidade!

Basta clicar no botão + na apresentação de cada filme para adicionar a sua prática pedagógica.

Porque usar o cinema em suas práticas pedagógicas

As utilizações possíveis do cinema enquanto ferramenta pedagógica são muito diversas: vão desde a exibição de um filme seguido por uma conversa em torno das questões que ele suscita, até o estímulo à produção de uma obra ou intervenção social pelos alunos, incentivando assim sua autonomia, criatividade, capacidade de interação, engajamento e autoestima. O cinema conduz a um novo enfoque dos conteúdos da matriz curricular porque implica na mudança de percebê-los, de avaliá-los e de entendê-los. O cinema (imagem e som) modifica os processos de transmissão de conhecimentos, tradicionalmente apoiados na leitura e na escrita, enriquecendo a proposta pedagógica. Mais do que simplesmente ofertar informação por meio do audiovisual, a utilização do cinema possibilita uma forma de aprendizagem que coaduna a emoção ao processo de conhecer, permitindo o envolvimento integral do aluno com a temática, sua motivação e consequente interesse.

Ao propiciar uma forma diferenciada de aquisição de conhecimentos, o cinema reivindica uma pedagogia crítica, e o sucesso desta pedagogia depende em boa parte da exploração de seu potencial pedagógico pelo professor. Aproveite! Assista aos filmes e participe desta comunidade de troca!

Como você pode usar a Plataforma

Busque os filmes por tema ou segmento
de ensino

Use o filtro rápido ou acesse a área de filmes para buscar o conteúdo de acordo com o tema ou ano escolar