Alunos conscientes sobre o efeito do plástico no meio ambiente e formas corretas de descarte

Navegação

Planeta na Escola

Data de Publicação

6 de setembro de 2023

Questões abordadas pelo filme

Descrição da problemática

Metodologia Proposta

A metodologia pedagógica é baseada na Pesquisa Social Participativa desenvolvida pelo Observatório Internacional de Cidadania e Meio Ambiente Sustentável (CIMAS). Este grupo realiza estudos para a incorporação de novas abordagens pedagógicas, considerando importante não só o conhecimento teórico e técnico que recebe o aluno,, mas inclui em suas dinâmicas variáveis de caráter relacional centradas nos vínculos e no impacto emocional que gera a tecnologia audiovisual como ferramenta de aprendizagem e recreação.

Objetivos
1. Promover habilidades e competências vinculadas à criatividade e ao pensamento reflexivo.
2. Incentivar a participação, o interesse por questões sociais e o pensamento crítico nos debates relacionados às informações audiovisuais apresentadas, estimulando a atenção e a receptividade dos alunos.
3. Fortalecer a relação que os estudantes estabelecem com seu ambiente social e natural.
4. Aumentar a eficácia das explicações do professor, uma vez que a tecnologia audiovisual enriquece os resultados limitados das aulas convencionais baseadas em voz e texto impresso.

Atividades Realizadas

Atividade 1. Mapa conceitual
Os alunos se reunirão em grupos de 4 e devem desenhar um mapa com os principais conceitos do filme. O processo começa escrevendo no nó central o tema principal – Plástico – e vai ramificando-se para abordar os 7 principais conceitos que o grupo considera que o documentário aborda. (por exemplo: Poluição, reciclagem, energia renovável, cidadania, etc.)

Atividade 2. Sala de Aula Digital (TIC: busca, consulta e elaboração de informações)
Cada grupo pesquisará on-line a definição dos conceitos centrais, de acordo com a bibliografia recomendada pelo professor. Com as informações, eles responderão às seguintes perguntas:

1.Como o plástico é fabricado e qual é a sua origem?
2.Quantos tipos de plásticos existem e como são identificados?
3.Como o plástico é reciclado?
4.Onde os resíduos são reciclados e gerenciados no Rio de Janeiro? (http://crrreciclagem.com.br)
5.Quê tipo de produtos podem ser fabricados com plásticos reciclados?
7.Como os resíduos plásticos afetam os oceanos? Investigue e descreva os impactos atuais nos oceanos do mundo e do Brasil.
8. O que é a metodologia lixo-zero?

Atividade 3. NETWORKS (campanha de conscientização escolar)
Cada grupo escolherá uma sala de aula (turma) para expor os principais temas do documentário e relatará os conceitos estudados no mapa conceitual e na pesquisa de investigação relacionados aos principais temas que o documentário expõe. Cada grupo deve fazer uma exposição breve nas salas de aula vizinhas, propondo um processo de conscientização sobre o tema na Escola. Esta atividade valoriza a apropriação da oratória e capacidade de resumir e explicar conceitos.

Atividade 4. Planeta na escola
Durante as atividades os alunos devem tirar fotos e gravar um pequeno vídeo do processo de trabalho em grupo. Essas imagens serão incluídas na prática pedagógica da Plataforma Planeta na Escola inserida pelo professor.

Atividade 5. Oficina de reciclagem ou gerar um ponto verde
A turma desenvolverá um projeto para desenvolver um ponto de reciclagem de plásticos e resíduos em geral na escola.

Discussão

Documentário relacionado