INSCRIÇÕES ABERTAS

O Planeta.doc Estudantes  é um concurso de filmes de até 1 minuto de duração destinado a estudantes do ensino médio, fundamental e universitário de todo o Brasil,  cujo intuito é sensibilizar crianças e jovens sobre a importância da preservação do meio ambiente.

O objetivo do concurso é estimular os estudantes a realizarem vídeos que demonstrem a importância de seu entorno natural e destaquem atitudes que contribuam para preservá-lo.

Para se inscrever, basta subir o seu filme de um minuto à plataforma Youtube ou Vimeo e colar o link na área de inscrições dentro da Plataforma Planeta na Escola. Os vídeos podem ser gravados com celular ou outros aparatos eletrônicos. Podem ser filmes de ficção ou documentários e as inscrições podem ser feitas em grupo ou individualmente.

Você tem até o dia 22 de dezembro para mandar a sua história. Os vencedores terão os seus filmes exibidos durante todo o ano de 2025 na Plataforma Planeta na Escola.

“O objetivo desta edição é destacar a importância da água como bem comum e inspirar  alunos e professores do ensino fundamental e ensino médio a colaborarem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizando trabalhos e a promovendo práticas pedagógicas com esta temática, olhando para a realidade da água em suas regiões”, destaca Mônica Linhares, diretora do Festival.

Saiba como Participar

Nesta edição,  vamos mostrar  a  realidade sobre o uso e a importância da água, destacando os desafios com os cuidados dos mananciais e corpos d’água em nossos  territórios e os impactos das mudanças climáticas.

Os filmes devem contar histórias de até um minuto de duração optando  pelas seguintes temáticas:

– Ações e ideias que tenham contribuído para a sustentabilidade e o cuidado com a água em seu território,

– Ações e ideias que demonstram sua sensibilidade em relação aos cuidados com os corpos d’água e mananciais em seu território.

– Situações que demonstrem os impactos das mudanças climáticas e a a  importância da água como bem comum!

As histórias devem abordar aspectos da realidade e ser de caráter documental mas podem ser incluídos no filme elementos de ficção ou de animação.

O Brasil dispõe de 12% de toda a água potável do mundo. Mas quais são as bacias hidrográficas da sua região? De onde a água vem?  A água é um elemento essencial à vida, ligada ao  ciclo de vida do próprio planeta. É ela que permite a própria existência neste planeta. Não à toa, mais de 70% do nosso corpo é formado de água e mais de 70% da superfície da Terra é ocupada por este elemento. Embora abundante, menos de 3% dessa água é própria para consumo humano.

O entendimento das águas como bem comum prevê a garantia do direito à água potável de qualidade para todas e todos, assim como acesso à rede de esgoto  e  a defesa da participação social na gestão e controle dos serviços públicos de água e saneamento.

Como são tratados os corpos e mananciais de água do seu território? Quais os impactos das mudanças climáticas em seu território?

Descubra, investigue!  Invente, crie, participe!

Até quando posso
me inscrever

Para participar do concurso Um minuto para mudar o mundo basta enviar na área abaixo o link do vídeo que deseja inscrever. Os estudantes têm até o dia 22 de dezembro de 2024 para enviar os seus filmes e podem concorrer individualmente ou em grupo.

Como são escolhidos
os filmes vencedores

A partir da publicação é iniciada a votação dos filmes nas categorias Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e Ensino Universitário. Os vídeos mais votados em cada categoria serão avaliados pelo júri e os escolhidos serão exibidos pelo período de um ano na  Plataforma Planeta na Escola e poderão ser visualizados por estudantes e professores de todo o Brasil.

Como me inscrever

Envie o link do seu vídeo na área de inscrição abaixo. Pronto! A partir da publicação os filmes serão colocados em votação na plataforma e você poderá divulgá-los por redes sociais. Participe! Seu filme poderá ser visto e usado em atividades pedagógicas por professores e alunos de todo Brasil.

Faça a diferença!

Você tem um minuto para mudar o mundo.

InScreva-se!

*Preencha todos os campos abaixo.

Nome do Filme*
Sinopse do Filme